Propaganda de marca de cosméticos usa lama em homenagem a MG e é criticada

*Título e conteúdo retirado da matéria publicada no site do Correio Braziliense. Foto no destaque: reprodução do conteúdo disponibilizado no Facebook.

Uma empresa de cosméticos vem gerando polêmica na internet. Depois do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a empresa Jendayi Cosméticos lançou um ensaio-protesto sobre a tragédia. No ensaio, os modelos se cobriram de lama para interpretar as vítimas do desastre na cidade mineira, o que não foi visto com bons olhos pelos internautas.

“O objetivo desta campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida. Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta”, diz um dos trechos da postagem na página do Facebook.

Já no Instagram, no stories, a empresa postou os bastidores do ensaio. Porém, depois dos comentários e da repercussão negativa, a empresa excluiu o perfil nessa rede social.

Clique aqui e leia a matéria completa.


Comentário

Toda empresa, independente da área de atuação ou do porte, deve pensar (e repensar) cuidadosamente as suas ações de marketing para que não vire uma propaganda negativa, como aconteceu com a Jendayi Cosméticos que fez um “ensaio-protesto” da tragédia de Brumadinho (MG).

Nesse caso, de acordo com a própria empresa, eles fotografaram modelos sujos de lama para “incentivar a todos a não desistirem desta luta”. Após ter percebido a reação negativa dos internautas, a empresa optou por fazer uma nota de esclarecimento, publicada em uma rede social, dizendo que o intuito era ajudar as vítimas de Brumadinho. No entanto, essa publicação não atingiu o efeito desejado. Por fim, em outro comunicado, a empresa pediu desculpas para as pessoas pela campanha mal elaborada. Apesar de admitir o erro, a repercussão negativa feriu a marca.

Por isso, é de extrema importância que as empresas não caiam na armadilha de economizar atenção, tempo e recursos para o planejamento e execução de ações de comunicação e marketing.

Marcelo Nieves Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close