Mais da metade dos Estados brasileiros sofrem piora em pelo menos um dos índices da LRF

PC_06_03_2019Em 2016, o governo brasileiro adotou uma série de medidas, como redução das parcelas da dívidas e até suspensão de pagamento, para auxiliar os Estados brasileiros que estavam com dificuldade financeiras. Em contrapartida, as unidades da federação deveriam cumprir uma série de medidas para sanar os problemas com as contas públicas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No entanto, no levantamento feito pelo jornal Estado de São Paulo, 14 dos 27 Estados apresentaram piora em pelo menos um dos dois indicadores fiscais – que medem endividamento e gasto com pessoal – da LRF, comparando 2015 com 2018. São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Tocantins, Bahia e Distrito Federal estão nessa lista.

/// Texto escrito com base nas informações da matéria publicada no jornal Estado de São Paulo. /// Imagem: Ana Volpe/Senado. /// Montagem, edição e texto: EPG Consultoria /// *Proibido a cópia, total ou parcial, do conteúdo sem o consentimento prévio e expresso do autor. /// #LRF #leideresponsabilidadefiscal #dívida #gestão #gestãoempresarial #consultoria #consultoriaempresarial #gestãopme #consultoriapme

Autor: Marcelo Nieves Ribeiro

Paulista, jornalista e contador. Atualmente, diretor executivo da EPG Consultoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s